10 dicas fundamentais para dirigir e administrar um hotel

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Quando se pensa em abrir um hotel o que logo lhe vem à mente? Sucesso. E esse sucesso se manifesta da seguinte forma: grande número de reservas, entrada e saída de hóspedes – com a satisfação estampadas em seus rostos – e o lucro obtido.

Pois bem, para se alcançar esse patamar é necessário que se trabalhe muito, conheça bem o mercado que está adentrando e tome os devidos cuidados para evitar transtornos e aborrecimentos.

Dessa forma, se você possui um hotel e está em busca de dicas direcionadas para a direção e administração hoteleira saiba que chegou ao artigo certo, pois é o que irei compartilhar contigo ao longo deste texto.

  1. Tenha uma boa equipe de trabalho

Para ser um bom gestor é necessário contar com o auxílio de uma boa equipe de trabalho. Por isso, escolha profissionais habilidosos, experientes e que estejam prontos a aprender sempre. Apresente a eles, de forma clara, as metas e objetivos a serem alcançados e permita que possam trabalhar de modo autônomo, para que possam apresentar excelentes resultados.

  1. Interaja e seja simpático com os clientes

Quem não gosta de se comunicar e interagir com pessoas educadas, atenciosas e simpáticas? Além dos quesitos básicos que envolvem cumprimentos e agradecimentos busque oferecer aos seus hóspedes sugestões de passeios e eventos ou mesmo ações que estejam ocorrendo nas dependências do hotel.

  1. Atente-se as emergências

Uma boa administração de hotéis envolve precaução no sentido de se preparar para a ocorrência de qualquer imprevisto. E os imprevistos que podem ocorrer envolvem a segurança dos hóspedes.

Sendo assim fiscalize periodicamente os equipamentos de segurança como travas, extintores de incêndio, portas e saídas de emergência, sistema elétrico, dentro outros.

Dessa forma, evitará problemas e economizará tempo e dinheiro.

  1. Estabeleça parcerias

Se você deseja aumentar o número de seus clientes uma das melhores formas é através da criação de parcerias estratégicas. Poderá estabelecer parcerias e convênios com empresas da região e até mesmo com profissionais autônomos, de modo a oferecer serviços ou mesmo cortesias aos seus hóspedes com descontos e exclusividades.

Para tanto, pense com “a cabeça do seu hóspede”, ou seja, o que ele gostaria de encontrar como parceiro do seu hotel assim que chegasse nas dependências? Rapidamente encontrará boas ideias que poderá oferecer como diferencial.

  1. Coloque o seu hotel na internet

A maioria das pessoas que planeja uma viagem, seja a negócios ou turismo, costuma pesquisar e fazer suas reservas pela internet, o que é mais cômodo, prático e rápido. Desta forma, você não pode deixar o seu hotel atrás da concorrência.

Para competir “ferozmente” crie um site e nele insira um formulário de reserva. Além disso, crie perfis profissionais nas principais redes sociais, inclusive o Instagram. Nele você pode – e recomendo – que poste fotos das dependências e acomodações para que os clientes possam ter uma ideia de como é o seu hotel. Mas procure utilizar imagens reais, pois caso contrário criará uma expectativa que pode não ser correspondida, certo?

E mais: insira o seu hotel em sites de busca hoteleira para aumentar assim as chances de que seu empreendimento possa ser encontrado mais rapidamente.

  1. Permita o feedback dos seus clientes

Por mais que se deseja melhorar para crescer no mercado nem sempre se percebe facilmente o que precisa ser feito, e as vezes é um detalhe simples que pode fazer toda a diferença.

Pois bem, a melhor forma de descobrir o que precisa ser melhorado, inserido ou mesmo alterado é criar um canal de feedback com os seus clientes. Como isso é possível? Você pode inserir um pequeno formulário em cada acomodação e pedir aos clientes que o preencham para te entregar até o momento de checkout.

Se for fazer o formulário de pesquisa procure criar um sucinto. Mas se quiser poderá apenas deixar uma folha com poucas perguntas como: “O que achou do nosso hotel?”, “Gostaria de deixar uma sugestão?”, “Aponte sobre o que gostou e o que não gostou”. Assim você saberá o que precisará fazer para oferecer sempre o melhor atendimento e hospedagem.

  1. Invista em uma boa decoração

Quem não gosta de ver coisas bonitas? E venhamos e convenhamos, um hotel com uma bela decoração gera uma sensação de prazer e bem-estar inigualáveis que dão gosto de permanecer nas dependências.

E uma bela decoração exige mais criatividade e bom gosto do que um montante de dinheiro. Então considere este detalhe e pense no que pode inserir no seu hotel para deixá-lo mais bonito e confortável. Para se inspirar, consulte sites e revistas especializados em decoração de interiores.

  1. Pratique preços justos

É claro que em uma administração de hotéis um dos maiores desejos do gestor é o de aumentar os lucros do estabelecimento, mas para que isso aconteça é necessário ter alguns cuidados e observar alguns detalhes.

E um deles diz respeito justamente ao preço que irá cobrar sobre a hospedagem e possíveis serviços agregados. O ideal é que procure por um valor que cubra as despesas e gere uma margem de lucro, mas nada de exorbitante.

Do mesmo modo não deve ser um valor abaixo, pois poderá enfrentar dificuldades financeiras para cobrir os custos e despesas, ao passo que poderá criar desconfiança por parte dos clientes e desvalorização do seu empreendimento.

Pesquise qual é o valor cobrado pela concorrência e estabeleça um bom preço de acordo com o mercado.

  1. Tenha o controle das finanças

Outro detalhe importante é que você deve, enquanto gestor, ter o controle das finanças para saber como entra e como sai o dinheiro. Assim evitará gastos desnecessários e poderá criar um bom caixa.

  1. Ofereça mimos aos clientes

Alguns hotéis e pousadas buscam agradar os seus clientes com mimos como, por exemplo, bilhetes com mensagens positivas e alguns quitutes. Vale a pena trabalhar essa ideia que é simples e eficaz, e que agrada em cheio o seu hóspede que olhará o seu estabelecimento com mais carinho e simpatia.

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