Hospedar, Hotéis e Viagens

6 destinos imperdíveis no centro-oeste

Categoria(s): Blog.
Hospedar, Hotéis e Viagens - Imagem Blog 33

Brasília

Brasilia é um destino que encanta pela sua arquitetura. Não é a toa que a cidade é a única da era contemporânea a ganhar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Não só isso, a beleza do céu de Brasília também já é muito conhecida. A capital federal oferece inúmeras atrações em seus prédios, construções, parques e praças.

A orla do Lago Paranoá e o Parque da Cidade Sarah Kubitschek são as melhores pedidas para quem busca uma pausa para relaxar. O mesmo vale para a Ermida Dom Bosco, que oferece uma das mais belas vistas do pôr do sol no Planalto Central. É imperdível também a visita à Catedral Metropolitana, próxima aos setores norte e sul de hotéis em brasília, com seus arcos que formam uma das mais icônicas obras de Oscar Niemeyer.

Goiânia

A pouco mais de 200km de Brasília, Goiânia é uma das mais importantes capitais da região centro-oeste, uma cidade planejada e com maior quantidade de área verde por habitante. Além de muita natureza, a capital também conta com muita diversão, cultura e boa culinária. Passar férias em Goiânia é ter um pouco mais de contato com o Cerrado brasileiro.

O seu roteiro pode ter início na Praça Cívica, onde encontra-se o Centro Administrativo, sede do governo do Estado, e o Museu Zoroastro Artiaga, que conta um pouco da história local. A música sertaneja é um traço forte da cultura goiana, e curtir um dos festivais que agitam a cidade é uma opção. Assim como não deve se deixar o município sem provar o arroz com pequi, uma fruta típica.

Cuiába

Para começar a falar desta cidade, uma curiosidade: a capital do Mato Grosso fica localizado exatamente no centro da América do Sul, as distâncias das extremidades norte, sul, leste e oeste se encontram sobre essa cidade – e, só por isso, já é motivo para ser visitada, principalmente se você for uma daquelas pessoas que persegue marcos, pontos místicos e coisas assim. A cidade é a porta de entrada para diversas atrações turísticas, como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães, mas, olhando com jeitinho, Cuiabá tem seus encantos. Cuiabá é cenário de muitas belezas naturais e oferece uma série de passeios ao ar livre, por construções históricas e centros culturais, o do ponto central da América do sul é celebrado por um monumento chamado Centro Geodésico da América do Sul. É um bom início para explorar o município, que conta ainda com seu Centro Histórico, reconhecido como patrimônio nacional pelo IPHAN. Na Praça Popular, por fim, você encontrará ainda os bares e restaurantes para relaxar.

Caldas Novas

Caldas Novas é conhecida como a “Capital das Águas Quentes”. Não é para menos: a cidade é a maior estância hidrotermal do mundo, com águas que superam os 45ºC, o que atrai milhões de turistas ao município todos os anos. Sua rede hoteleira é vasta, preparada para abrigar as pessoas que querem adaptar roteiros e passeios em Caldas Novas e aproveitar seus parques aquáticos. Caso queira um descanso das piscinas, algumas boas opções são o Parque Estadual Serra de Caldas, que preserva área do Cerrado nacional e exibe um pedaço da fauna local, a Feira do Luar, o Casarão de Gonzaga, também é possível comprar ingressos para diversos clubes aquáticos, museu de cera e o lago Curumbá.

Bonito

Bonito é um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil e está entre aqueles lugares que todo mundo sonha em conhecer. Uma breve busca por imagens explica por que viajar para Bonito é uma decisão sábia. A 300km de Campo Grande, a cidade apresenta algumas das mais belas atrações naturais no Brasil. Um exemplo é o Rio de Prata, com sua água transparente. Um mergulho entre os peixes com visibilidade quase total é de tirar o fôlego. Outra flutuação imperdível é feita no Aquário Natural, cuja vegetação aquática diferenciada lhe proporciona incríveis sensações. As grutas também têm valor destacado nos roteiros. A Gruta do Lago Azul e a Gruta de São Miguel podem ser visitadas em um só dia, por exemplo. O Abismo Anhumas é o lugar ideal para quem gosta de esportes radicais, com opções de rapel em uma descida de mais de 70m de altura.

Alto Paraíso de Goiás

Alto Paraiso de Goiás, por sua vez, destaca-se por ser a mais estruturada entre as cidades do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As pousadas e restaurantes proporcionam opções aos visitantes que desejam aventurar-se pela Chapada, considerada um dos patrimônios mundiais pela UNESCO. Além da Cachoeira Santa Bárbara e do Vale da Lua, cuja estrutura rochosa remete à superfície lunar, que são as mais tradicionais atrações do local, há também a Cataratas dos Couros, junção de quatro quedas d’água de enorme volume. A vegetação do Cerrado é predominante na Chapada, assim como os esportes radicais, como a tirolesa e o rapel.

E aí, qual foi o destino da região Centro-Oeste que você mais gostou?