Destinos especiais no Rio de Janeiro

vale-do-cafe-capa

Quando se fala no Rio de Janeiro a primeira imagem que vem à cabeça das pessoas é exatamente a do Cristo Redentor e das diversas praias lindas e exuberantes que compõem parte do nosso litoral brasileiro.

Mas hoje, neste post, quero falar mais especificamente sobre outros destinos especiais que você encontra dentro do estado do Rio de Janeiro, porém com a diferença que não estão no litoral.

Trata-se da região do Vale do Café que se você não conhece não sabe o que está perdendo. É uma região que se encontra no Vale do Paraíba, no sul fluminense e que está a uma distância aproximada de 120 quilômetros da capital carioca.

O Vale é composto por aproximadamente 15 municípios. Alguns deles são:

Rio das Flores, Vassouras, Piraí, Valença, Paty do Alferes, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Pinheiral, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Barra Mansa, Volta Redonda e muito mais

Esta região garantiu ao Brasil a boa condição de líder mundial na produção e exportação do café. E graças a essa tradição que hoje existem cerca de 30 fazendas abertas à visitação pública.

Confira a seguir algumas das fazendas mais incríveis do Vale do Café sul fluminense.

Vassouras

Na cidade de Vassouras você encontra diversas fazendas históricas lindas e encantadoras que contam um pouco da nossa história.

Uma delas é a Fazenda do Secretário que é considerada um exemplo em solar rural cafeeiro.

Erguida em estilo neoclássico essa propriedade já chegou a ter cerca de 500 mil pés de café e mais de 360 escravos.

A sua construção foi realizada por volta do ano de 1830 e os seus belos jardins já serviram de cenário para diversas produções televisivas da Globo como “Os Quintos dos Infernos” e “Os Maias”.

Já a Fazenda Cachoeira do Mato Dentro foi construída por volta de 1874 também em estilo neoclássico.

Ela preserva muito bem as suas características originais, mas o maior destaque é que ela ainda conserva o único banheiro de pedra que pertenceu aos escravos no Brasil.

Valença

Em Valença uma das fazendas históricas que mais se destacam é a Fazenda Vista Alegre.

Se você assistiu a novelas como “A Viagem” certamente vai se lembrar de diversas cenas, pois foram gravadas nela, assim como a novela “Salomé” e o clipe “Lua de Cristal” da Xuxa.

Por mais que tivesse sido utilizada para o plantio do café, a fazenda acabou se tornando uma espécie de reduto para as artes e religião.

Para se ter ideia, foi nela que nasceu a Escola dos Ingênuos que tinha como principal objetivo alfabetizar os filhos de escravos e as crianças pobres que viviam nas redondezas.

Outra fazenda histórica interessante é a Fazenda Chacrinha que durante a década de 1850 e 1860 teve um grande desenvolvimento com a lavoura de café, mas o maior destaque é a produção de aguardente que é uma das poucas fazendas que realizam esse trabalho em escala comercial.

Rio das Flores

Em Rio das Flores uma fazenda histórica RJ que se destaca é a Fazenda Paraízo que foi erguida entre os anos de 1845 e 1853.

É um verdadeiro convite para se viajar no tempo, onde se pode observar toda a riqueza de época, desde o mobiliário francês e brasileiro até os lustres de cristal e diversas pinturas originais.

A fazenda possui cerca de 58 cômodos e detém o título de primeiro casarão brasileiro a contar com uma iluminação a gás de carbureto, o que representava um avanço para a época.

Já a Fazenda Santo Antônio pertence ao ciclo do café de 1842.

Pense em uma bela decoração e de bom gosto? Se for hospedar terá uma recepção bastante requintada, além disso há sempre uma apresentação do Sarau Histórico que é realizada na noite do jantar dos barões.

E se agendar a tempo poderá participar de uma seresta em volta da fogueira, exatamente a frente da sede da fazenda.

Paty do Alferes

Em Paty do Alferes o destaque é a Fazenda Pau Grande que é considerada uma das mais antigas. Ela já existia antes do Ciclo do café e se dedicava a produção de açúcar. Já recebeu visitas ilustres como a de Tiradentes.

A grande casa surpreende pela sua beleza e grandiosidade arquitetônica. Outro destaque é que a fazenda histórica possui imponentes trabalhos de cantaria, principalmente os de formato redondo que deram origem as fundações diferentes das dependências externas.

Miguel Pereira

Em Miguel Pereira encontra-se a Fazenda São João da Barra, de 1830 e que recentemente passou por uma longa reforma.

Ela possui um belíssimo mobiliário com louças centenárias e diversos instrumentos que foram utilizados para a tortura dos escravos, mas ainda assim o que mais impressiona são os documentos preservados no casarão.

Lá você encontra desde certidões de nascimento até a venda, compra e alforria dos escravos.  Já na Fazenda Santa Cecília, construída em 1770 em estilo colonial é anterior ao ciclo do café.

A fazenda histórica RJ pertenceu ao Barão de Paty de Alferes que realizou uma reforma e acabou alternando o estilo para o neoclássico por volta de 1840, quando houve o apogeu do Ciclo do café.

Mas o maior destaque vai para os jardins e uma capela que foram projetados pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, com um belíssimo painel dedicado a Santa Cecília que foi desenhado por ele. O local é belíssimo e encantador. E tem mais: possui 19 acomodações para hospedagem.

Conservatória

Em Conservatória encontra-se a Fazenda Florença, cuja sede foi erguida em 1852, e possui o alpendre imponente com traços da influência italiana e um frontão que é devidamente sustentado por colunas trabalhadas em madeira.

A construção é em estilo neoclássico. O local já realizou diversos saraus históricos, e conta com estátuas em papel machê, em tamanho natural, do imperador D. Pedro II e da sua esposa a Imperatriz D. Teresa Cristina.

Bom, como se percebeu este foi um breve tour pelas fazendas históricas do Vale do Café RJ. Se ficou curioso e quer conhecer mais entre em contato conosco.

Conheça algumas opções de Hotel Fazenda:

Hotel Fazenda São Luiz da Boa Sorte

Eco Resort Chalé San Thomaz

Pousada Mar de Geribá

EcoResort Cachoeiras de Cavaru

Hotel Cabanas Rio do Salto

Le Canton – Resort em Teresópolis

Estância da Vida

 

Precisando de montar seus pacotes de viagens? CLIQUE AQUI

Deixe o seu comentário