Por que aumentou a busca por destinos naturais e Turismo de Convivência?

Por que aumentou a busca por destinos naturais e Turismo de Convivência?

Com a pandemia, o turismo foi um dos setores que mais sofreu e que mais teve perdas no Brasil e no mundo. Não sabemos ao certo em quantos anos acontecerá a recuperação e a volta do crescimento em todos os destinos. A retomada parece ficar cada vez mais distante, cada vez mais difícil de alcançar.

Porém, percebemos que muitas pessoas, estão procurando lugares perto de onde moram para passar dias fora de casa, com a intenção de ter uma pausa e poder relaxar um pouco, cuidando também da saúde, saúde mental nesse caso.

O que vemos é uma corrida desses poucos viajantes a lugares com muita natureza, muito verde, busca por cidades do interior que nem destinos turísticos são. A descoberta do turismo rural está acontecendo de maneira ampla.

Essa procura por hotéis fazenda, por pousadas em meio a natureza, eco resorts, lugares sem glamour, lugares que atraem pelo contato com a terra, animais, comida de fazenda, rusticidade e vida no campo; aumentou demais e a tendência é ainda ficar maior.

Por que isso acontece e as previsões também garantem isso?

A explicação está no confinamento. Todos nós ficamos e estamos ainda com a sensação de prisão, de não poder sair de casa, de sair com medo, de termos perdido a liberdade que NUNCA nem havíamos percebido que ela existia.

Nos sentimos tolhidos das coisas que nos davam prazer e alegria, encontros, saídas sem máscara, etc.

Quando viajamos agora e o que sonhamos para as próximas viagens são lugares que nos causem a melhor sensação de liberdade, de respirar sem medo, de purificação!

As pessoas não estão preocupadas em ir aos grandes centros para comprar coisas, marcas, tudo isso parece ter ficado tão insignificante para a vida agora. Porque sem a liberdade, sem o mundo leve e livre, nada faremos com coisas.

Será que a pandemia mudou mesmo esse comportamento?

Quanto tempo será que nossa memória irá guardar isso tudo e voltar aos velhos hábitos?

Ou será que vamos realmente conseguir renovar esses hábitos e assim ser mais feliz?

Um dos destinos que mais apareceu e mais procurados pelos cariocas neste momento tem sido o Vale do Café.

Um destino ainda pouco explorado, que contempla cidades do interior do Rio, que também tem fácil acesso para paulistas e mineiros, está no meio disso tudo.

O Vale do Café possui excelentes Hotéis Fazenda, roteiros de eco turismo e roteiros de turismo histórico. Tem despontado agora para o Turismo de Convivência, projeto que tem tido apoio e construção da Hospedar Hotéis e Viagens, que visa transformar pequenos produtores, propriedades rurais em lugares de visitação e venda de produtos da região.

Uma ideia onde todo mundo ganha! As cidades podem desenvolver e movimentar a economia, assim como moradores, e o turista terá experiências nunca vividas antes.

Natureza, arte e cultura é disso que precisamos agora!

Deixe o seu comentário